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Informações sobre o PROEF

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2025, 09h44 | Última atualização em Quarta, 23 de Abril de 2025, 09h44 | Acessos: 60

Informações Técnicas

  • Nome do Programa: Educação Física em Rede Nacional

  • Área de Conhecimento: Educação Física

  • Tem graduação na área: Sim (https://www.feff.ufam.edu.br/)

  • Modalidade de Ensino: Educação Semipresencial

  • Nível do Curso: Mestrado Profissional(Stricto Sensu)

  • Área de Concentração: Educação Física Escolar
    • Linhas de Pesquisa:
      • Formação, intervenção e profissionalidade docente
      • Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem
  • Créditos (1 Crédito = 15 horas/aula):
    • Disciplinas: 28 créditos (18 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias em rede/disciplinas semipresenciais das linhas de pesquisa; 4 (quatro) créditos em disciplinas eletivas; 2 (dois) créditos em disciplinas eletivas em rede; 4 (quatro) créditos em disciplinas eletivas presenciais)
  • Descrição Sintética do Esquema de Oferta do Curso:
    • A estrutura curricular do Curso de Mestrado do PROEF é composta por créditos oferecidos em disciplinas obrigatórias em rede e semipresenciais da linha de pesquisa, disciplinas eletivas (Padrão e em rede) e disciplinas eletivas presenciais, bem como os créditos exigidos em atividades complementares, as quais estão encaminhadas à formação de mestres na área de Educação Física, com enfoque na Educação Física Escolar. De modo a integralizar os créditos, o mestrando necessitará realizar no mínimo 28 (vinte e oito) créditos para a integralização do curso, sendo cada unidade de crédito correspondente a 15 horas-aula. Portanto, o mestrando deverá cumprir 420 horas, sendo 18 créditos em disciplinas obrigatórias (270 horas), 10 créditos em disciplinas eletivas (150 horas), que variam desde disciplinas eletivas em rede até disciplinas eletivas presenciais e 10 créditos em atividades complementares. Serão oferecidas 4 disciplinas obrigatórias, totalizando 18 créditos distribuídos nas seguintes disciplinas: (i) Problemáticas da Educação Física, (ii) Seminários de Pesquisa Científica em Educação Física, (iii) Escola, educação física e planejamento, (iv) Metodologia do ensino da Educação Física. Serão oferecidas 5 disciplinas optativas, em rede ou padrão, a saber: (i) Seminários de Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; (ii) Seminários de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; (iii) Seminários de Educação Física no Ensino Médio; (iv) Escola, Educação Física e Inclusão; (v) Pesquisa e intervenção pedagógica. No caso das disciplinas eletivas presenciais, não obstante as Instituições de Ensino Superior associadas possam desenvolver disciplinas que não constem na grade curricular da unidade nacional (PROEF/UNESP), ali constam algumas importantes disciplinas-norte, conforme segue: (i) Ensino do Esporte; (ii) Ensino da Ginástica; (iii) Ensino da Dança; (iv) Ensino da Luta; (v) Ensino das práticas corporais de aventura; (vi) Ensino dos jogos e brincadeiras; (vii) Ensino da capoeira; (viii) Ensino das artes circenses; (ix) Ensino do tema lazer; (x) Temas da saúde; (xi) Temas em comportamento motor; (xii) Temas da Educação Física adaptada e inclusiva; (xiii) Temas de interseccionalidades e Educação Física; (xiv) Temas de Mídias e e tecnologias na Educação Física; (xv) Temas da Educação Física na área de linguagens.

Objetivo Geral

▸O Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional tem por objetivo geral a formação de professores em nível de mestrado profissional em Educação Física, com área de concentração em Educação Física Escolar. Além disso, este PPG visa contribuir para uma qualificação ampla do ensino de Educação Física na escola básica, indo desde um aprimoramento no processo de formação continuada de professores até mudanças efetivas da prática em sala de aula.

A meta é oferecer um curso de formação profissional alicerçado em sólida formação em Educação Física, que contemple as necessidades advindas tanto do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola, quanto das suas necessidades amplas de desenvolvimento e valorização profissional. O curso deve fortalecer o professor no sentido do enfrentamento dos desafios postos pelo seu exercício profissional.

 

Objetivos Específicos

Com base no curso, espera-se que, para os Egressos do PROEF possa:

  1. Proporcionar aos professores uma formação continuada em serviço e em exercício para uma prática profissional transformadora, a fim de atender demandas sociais e profissionais;
  2. Qualificar os professores para a  contextualização dos conhecimentos para a sociedade, atendendo às necessidades específicas da escola, com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional;
  3. Reafirmar o compromisso permanente com a qualidade do ensino e da aprendizagem na área de Educação Física escolar;
  4. Favorecer o desenvolvimento de uma postura ética  e crítica acerca do trabalho nas aulas de Educação Física nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  5. Promover a valorização profissional do professor por meio do aprimoramento de sua formação.
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