Escola, Educação Física e Inclusão
Sigla: D08
Área de Concentração: Educação Física Escolar
Créditos: 2
Carga horária: 30h
Tipo: Eletiva em Rede
Ementa:
- Analisa as questões pertinentes à inclusão na sociedade, na escola e na Educação Física escolar. Identifica os tipos de deficiências físicas e sensoriais, assim como as dificuldades de aprendizagem mais frequentes entre os alunos da Educação Básica e discute estratégias que podem subsidiar a intervenção dos professores no sentido de garantir a inclusão de todos os alunos.
Referências:
- ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. Os caminhos percorridos pelo processo inclusivo de alunos com deficiência na escola: uma reflexão dos direitos construídos historicamente. Revista Educação Especial (Online), Santa Maria/RS, v. 24, p. 207-218, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3131/313127402005.pdf. Acesso em: 3 jun. 2022.
- CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação física e inclusão: considerações para prática pedagógica na escola. Revista Integração, Edição especial, p. 26-30, 2002. Disponível em: https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/INCLUS%c3%83OPRATICA-PEDAGOGICA.pdf. Acesso em: 3 jun. 2022.
- RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.
- SILVA, R. F.; SEABRA JUNIOR, L.; ARAUJO, P. F. Educação física adaptada no Brasil: da história a inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.
Redes Sociais