Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ensino do Esporte

Publicado: Sábado, 03 de Mai de 2025, 15h15 | Última atualização em Sábado, 03 de Mai de 2025, 16h06 | Acessos: 25

Sigla: S/N

Área de Concentração: Educação Física Escolar

Créditos: 2

Carga horária: 30h

Tipo: Eletiva Presencial 

Ementa:

  • Tematiza os processos pedagógicos para o ensino do esporte no contexto escolar, em suas diversas manifestações. Estuda propostas de intervenção e procedimentos pedagógicos frente ao seu processo de construção histórica e de inserção na cultura corporal contemporânea, abordando metodologias de ensino e formas de avaliação das modalidades esportivas como conteúdos da Educação Física escolar. 

Referências:

  1. AMATO, C.; OLIVEIRA, E. R.; LEONARDI, T. J.; GINCIENE, G. Aprendizagens emergentes dos diferentes papéis desempenhados pelos alunos no modelo Sport Education. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 28, p. e28015, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.114101. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/yBgcfvhzPM8RP77SKxLjPQG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2023.
  2. ASSIS, S. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2010.
  3. BERGER, A. G.; GINCIENE, G.; LEONARDI, T. J. Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo: diálogos entre a teoria e a prática. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 26, p. e26063, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.102084. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.102084. Acesso em: 30 jan. 2023.
  4. BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Ijuí-RS: Unijuí, 2005
  5. BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da educação física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 87-101, maio 2003. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/765. Acesso em: 30 jan. 2023.
  6. CORREIA, M. M. Jogos cooperativos: perspectivas, possibilidades e desafios na educação física escolar. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 149-164, jan. 2006. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/99. Acesso em: 30 jan. 2023.
  7. LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J. “Temos que devolver o jogo ao(à) jogador(a)”: as dimensões éticas e morais da pedagogia dos esportes coletivos a partir de abordagens baseadas no jogo. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 28, p. e28040, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.119990. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/119990. Acesso em: 30 jan. 2023.
  8. SCAGLIA, J. A.; REVERDITO, R. S.; LEONARDO, L.; LIZANA, C. J. R. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 19, n. 4, p. 27-249, out/dez de 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.37893. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115328881011. Acesso em: 30 jan. 2023
Fim do conteúdo da página