Ensino da Luta
Sigla: S/N
Área de Concentração: Educação Física Escolar
Créditos: 2
Carga horária: 30h
Tipo: Eletiva Presencial
Ementa:
- A Luta como conteúdo da Educação Física Escolar: aspectos históricos, conceituais, técnicos e pedagógicos. Os sentidos das Lutas da/na escola como resultado/resultante do desenvolvimento histórico da humanidade nas sociedades de classes. Saberes e experiências de modalidades de Lutas diversas, Artes Marciais e modalidades esportivas de combate/atividade agonística. Pedagogia das lutas e as possibilidades didático-pedagógicas da Luta da/na escola enquanto Práticas Corporais componentes da Cultura Corporal.
Referências:
- ARAÚJO, B. C. L. C. As armas da crítica à crítica das armas: o trato com o conhecimento da categoria luta corporal no currículo de formação de professores de Educação Física da UFS. 2015. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
- CORREIA, W. R. Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 337-344, 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbefe/v29n2/1807-5509-rbefe-29-2-00337.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
- RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A Pedagogia das Lutas: Caminhos e Possibilidades. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2012. 164 p.
- RIZZO, Marco Antonio Lima. As apropriações e objetivações do conteúdo Judô nas aulas de Educação Física Escolar. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2011.
- RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O Ensino das Lutas na Escola: Possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015. 208 p.
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