Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ensino da Luta

Publicado: Sábado, 03 de Mai de 2025, 15h15 | Última atualização em Sábado, 03 de Mai de 2025, 16h11 | Acessos: 28

Sigla: S/N

Área de Concentração: Educação Física Escolar

Créditos: 2

Carga horária: 30h

Tipo: Eletiva Presencial 

Ementa:

  • A Luta como conteúdo da Educação Física Escolar: aspectos históricos, conceituais, técnicos e pedagógicos. Os sentidos das Lutas da/na escola como resultado/resultante do desenvolvimento histórico da humanidade nas sociedades de classes. Saberes e experiências de modalidades de Lutas diversas, Artes Marciais e modalidades esportivas de combate/atividade agonística. Pedagogia das lutas e as possibilidades didático-pedagógicas da Luta da/na escola enquanto Práticas Corporais componentes da Cultura Corporal. 

Referências:

  1. ARAÚJO, B. C. L. C. As armas da crítica à crítica das armas: o trato com o conhecimento da categoria luta corporal no currículo de formação de professores de Educação Física da UFS. 2015. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
  2. CORREIA, W. R. Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 337-344, 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbefe/v29n2/1807-5509-rbefe-29-2-00337.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
  3. RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A Pedagogia das Lutas: Caminhos e Possibilidades. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2012. 164 p.
  4. RIZZO, Marco Antonio Lima. As apropriações e objetivações do conteúdo Judô nas aulas de Educação Física Escolar. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2011.
  5. RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O Ensino das Lutas na Escola: Possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015. 208 p.
Fim do conteúdo da página