Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade curricular > Uncategorised > Ensino dos Jogos e Brincadeiras
Início do conteúdo da página

Ensino dos Jogos e Brincadeiras

Publicado: Sábado, 03 de Mai de 2025, 15h15 | Última atualização em Sábado, 03 de Mai de 2025, 16h16 | Acessos: 44

Sigla: S/N

Área de Concentração: Educação Física Escolar

Créditos: 2

Carga horária: 30h

Tipo: Eletiva Presencial 

Ementa:

  • O jogo no seu sentido histórico-cultural. Classificação de jogos. Construção de recursos pedagógicos para as atividades recreativas, lúdicas e psicomotoras. Construção, desenvolvimento e reflexão sobre atividades lúdicas voltadas para a Educação Básica e a sua interlocução com a BNCC. Jogos, Brincadeiras e Gênero. Atividades lúdicas inclusivas.

Referências:

  1. ANTUNES, C. O jogo e a Educação Infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
  2. MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  3. KISHIMOTO, T. M. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Espacios en blanco, Serie indagaciones, Santa Fé, Argentina, v. 24, n. 1, p. 81-106, 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-94852014000100007. Acesso em: 31 jan. 20
  4. BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo, Cortez, 1995. 
  5. CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus editorial, 1987.
  6. CÓRIA-SABINI, M. A. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2004.
  7. HUIZINGA, J. “Homo Ludens” – O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  8. FALCÃO, J. M. et al. Saberes compartilhados no ensino de jogos e brincadeiras: maneiras/artes de fazer na Educação Física. Revista brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 3, p. 615-631, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/qWFDyDHr5sFSRJPSGkqnYxF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2023.
  9. FRANCHI, S. Jogos tradicionais/populares como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, SC, n. 40, p. 168-177, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p168. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n40p168. Acesso em: 31 jan. 2023.
Fim do conteúdo da página