Temas de Interseccionalidades e Educação Física
Sigla: S/N
Área de Concentração: Educação Física Escolar
Créditos: 2
Carga horária: 30h
Tipo: Eletiva Presencial
Ementa:
- Compreensão do campo de saber da Interseccionalidade; Pesquisas, estudos e práxis pedagógicas na Educação Física em diálogo com a Interseccionalidade.
Referências:
- AKOTIRENE, C. O que é Interseccionalidade? São Paulo: Pólen, 2019.
- AUAD, D.; CORSINO, L. Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação Física Escolar. Rev. Estud. Fem, Florianópolis, SC, v. 26, n. 1, e42585, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n142585. Acesso em: 2 fev. 2023.
- COLLINS, P.; SIMA, B. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020
- FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Dificuldades dos professores de Educação Física diante da inclusão educacional de alunos com deficiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, São Carlos: UFSCar, 2012.
- FRANCO, N.; SALVADOR, N. R. C.; ARAÚJO, S. M. Transmasculinidades e educação: interfaces entre Rio de Janeiro e Minas Gerais: impasses entre a educação básica e o ensino superior. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2021. Disponível em: https://www2.ufjf.br/editora/wpcontent/uploads/sites/113/2021/12/TRANSMASCULINIDADES.-2.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
- GOMES, I. V. Poder me orgulhar: Funk e Educação Física escolar na Educação para as relações étnico-raciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DOS(AS) PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS), 10., 2018, Uberlândia. Anais […]. Uberlândia, MG, 2018. Disponível em: https://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1531696650_ARQUIVO_P ODERMEORGULHAR-FunkeEducacaoFisicaescolarnaEducacaoparaasrelacoesetnicoraciais.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.
- GONÇALVES, C. H. R.; SILVA, C. A. F. Transidentidades para uma Educação Física acolhedora. Movimento, Campinas, SO, v. 27, n. 27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/18094449202000590010. Acesso em: 2 fev. 2023.
- SILVESTRIN, J. P.; VAZ, A. F. Transmasculinidades no esporte: entre corpos e práticas dissonantes. Rev. Estud. Fem., 2021, Florianópolis, SC, v. 29, n. 2, p. e79366. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n279366. Acesso em: 2 fev. 2023.
- VENÂNCIO, L.; NOBREGA, C. C. S. Mulheres negras professoras de Educação Física. CRV: Curitiba, 2020.
Redes Sociais