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SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado: Sábado, 03 de Mai de 2025, 15h15 | Última atualização em Sábado, 03 de Mai de 2025, 17h20 | Acessos: 26

Sigla: D06

Área de Concentração: Educação Física Escolar

Créditos: 4

Carga horária: 60h

Tipo: Eletiva  

Ementa:

  • Oportuniza a elaboração, execução e análise de intervenções orientadas a enfrentar as dificuldades características da Educação Física no Ensino Fundamental. Tematiza os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação dos projetos curriculares da disciplina na segunda etapa da Educação Básica. Analisa as diversas manifestações da cultura corporal como temas de estudo da Educação Física no Ensino Fundamental, do mesmo modo que estuda as formas de ensino mais adequadas para trabalhar com os alunos desta etapa.

Referências:

  1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  2. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
  3. FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2009.
  4. GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
  5. GONZÁLEZ, F. J.; SCHWENGBER, M. S. V. Práticas pedagógicas em educação física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
  6. KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
  7. ALBUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019. 304p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189727/001090381.pdf?sequence=1. Acesso em: 3 jun. 2022.
  8. BACELAR, V. L. E. Ludicidade e educação infantil. Salvador: EDUFBA, 2009.
  9. BETTI, M. Fundamentos e princípios pedagógicos da Educação Física: uma perspectiva sócio-cultural. Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. Educação Física. São Paulo: Unesp, 2004.
  10. BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020.
  11. CARVALHO, R. S.; GUIZZO, B. S. Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância. Revista educação pública (Cuiabá), Cuiabá, v. 27, n. 66, p. 771-791, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/184788. Acesso em: 3 jun. 2022.
  12. FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
  13. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
  14. KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. 4. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2012.
  15. MARTINS, L. M; ABRANTES, A. A; DIAS FACCI, M. G. (org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
  16. NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
  17. OLIVEIRA, Z. M. R. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
  18. RANGEL. I. C. A. Educação física na infância. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
  19. RICHTER A. C.; VAZ, A. F. Educação Física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 53-70, janeiro/março de 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.7565. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/movimento/article/view/7565. Acesso em: 30 jan. 2023.
  20. SOARES, C. L et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  21. TIZUKO M. K. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010.
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