SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sigla: D06
Área de Concentração: Educação Física Escolar
Créditos: 4
Carga horária: 60h
Tipo: Eletiva
Ementa:
- Oportuniza a elaboração, execução e análise de intervenções orientadas a enfrentar as dificuldades características da Educação Física no Ensino Fundamental. Tematiza os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação dos projetos curriculares da disciplina na segunda etapa da Educação Básica. Analisa as diversas manifestações da cultura corporal como temas de estudo da Educação Física no Ensino Fundamental, do mesmo modo que estuda as formas de ensino mais adequadas para trabalhar com os alunos desta etapa.
Referências:
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
- DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
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- GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
- GONZÁLEZ, F. J.; SCHWENGBER, M. S. V. Práticas pedagógicas em educação física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
- KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
- ALBUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J.; CORSO, L. V. Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019. 304p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189727/001090381.pdf?sequence=1. Acesso em: 3 jun. 2022.
- BACELAR, V. L. E. Ludicidade e educação infantil. Salvador: EDUFBA, 2009.
- BETTI, M. Fundamentos e princípios pedagógicos da Educação Física: uma perspectiva sócio-cultural. Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. Educação Física. São Paulo: Unesp, 2004.
- BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020.
- CARVALHO, R. S.; GUIZZO, B. S. Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância. Revista educação pública (Cuiabá), Cuiabá, v. 27, n. 66, p. 771-791, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/184788. Acesso em: 3 jun. 2022.
- FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
- GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
- KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. 4. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2012.
- MARTINS, L. M; ABRANTES, A. A; DIAS FACCI, M. G. (org.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
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- RICHTER A. C.; VAZ, A. F. Educação Física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 53-70, janeiro/março de 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.7565. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/movimento/article/view/7565. Acesso em: 30 jan. 2023.
- SOARES, C. L et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
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